Após alguns conselheiros da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, ACIA, ter conhecido o programa de microcrédito desenvolvido por outros ceapes em outros  Estados através da então FENAPE, Federação Nacional de Apoio aos Pequenos Empreendimentos, hoje CEAPE-NA, solicitaram junto a mesma, maiores informações. Após formatado os trâmites de praxe, foi fundado em 01 de Dezembro de 1993, com a finalidade principal de apoiar as atividades econômicas das famílias de baixa renda, não assistidas pelo crédito institucionalizado. É importante ressaltar que o CEAPE-GO contou com decisiva colaboração do CEAPE-NA, da UNICEF e das entidades classistas regionais.
          Somente em Abril de 1994, vencidas as exigências burocráticas de praxe, a partir das quais a nobre organização passou a ter personalidade jurídica, é que suas atividades operacionais se iniciaram.
Os recursos inicialmente colocados à disposição do CEAPE-GO, foram doados pela UNICEF.
Após algumas parcerias com algumas Organizações como Fundação Frederich Naumam,  o próprio SEBRAE-NA com apoio financeiro a estruturação e o BNDES e o BID com apoio financeiro a carteira de empréstimos, conseguimos nos sobressair ao mercado com um crescimento considerável do volume de pequenos empreendimentos apoiados nos últimos anos, cumprindo  assim nosso papel na geração de emprego e renda de nossa região.
         
Hoje temos o título de utilidade pública nas instâncias Federal, Estadual e Municipal, certificado de inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social e com processo protocolado junto ao Conselho Nacional de Assistência Social e sendo também qualificada pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, dedicada ao desenvolvimento sócio econômico de pequenos empreendimentos e Microempresas, dirigidas por pessoas de baixa renda, tendo como missão a melhoria da qualidade de vida dos Pequenos Empreendedores, através da massificação do crédito orientado em âmbito estadual, como estratégia de combate à pobreza.